Lições que o Cego de Jericó pode te ensinar.

Gostou do Post?
Bartimeu "o cego de jericó"
O Encontro de Jesus com o cego de Jericó

O encontro entre Jesus e Bartimeu ( mais conhecido como o cego de Jericó) é com certeza um dos mais emocionantes da Bíblia.

Quem era Bartimeu ( o cego de Jericó)?

Jesus estava caminhando para Jericó com aquela multidão que rodeava ele. Bartimeu era cego de nascença, filho de Timeu, ele estava no meio  daquela multidão. Ele era cego, e a multidão se acotovelava para tocar Jesus, pedia a Jesus para curá-los e tal. Como Bartimeu ia chamar a atenção do Cristo? Ele não podia fazer outra coisa, senão gritar.

O que está acontecendo?  perguntou ele, daí lhe responderam: “É Jesus que está passando”

Será que posso chegar mais perto?”  disse Bartimeu . Tem gente demais! responderam a ele.

Mais Bartimeu não desanimou e gritou : Jesus! Tem misericórdia de mim!

Pare de gritar cego!  Falaram a multidão . Mais ele não se deixou abater e continuou gritando:

Filho de Davi!  Tem misericórdia de mim!  Aqui!  Jesus!  Senhor!   Por favor!

A persistência do cego de Jericó, em busca da luz, faz com que Jesus o note, e fale assim: “traga-o até mim”. Então, eles vão lá, atendem de bom ânimo, Jesus na fala: “traga-o até mim”.

Então, eles vão, pegam Bartimeu e levam até Jesus. E, olha só que coisa mais significativa, Cristo olha para Bartimeu e fala assim: “o que queres que eu faça, meu filho?”

o cego de jericó
cego de jericó

Gente, Bartimeu era cego. Bem, qual que era a lógica? Naturalmente, ele queria enxergar, tanto que ele fala: “senhor, que eu veja”.

Mas, por que Jesus pergunta isso? Porque ele queria que Bartimeu, com toda certeza, convictamente, tivesse consciência da transformação que ele estava pedindo.

E, imediatamente, Jesus o cura e fala para Bartimeu, “a tua fé te curou”.

jesus cura bartimeu o "cego de jericó"
a cura do cego de jericó

Nesse encontro podemos tirar uma série de lições que nós podemos tranquilamente trazer para o nosso dia a dia . Nesse post vou destacar 5 lições, vamos lá:

Em primeiro lugar! Seja perseverante

– Se você é do tipo de pessoa que se deixa abalar, emocionalmente com qualquer coisa diante das adversidades . No Salmo está escrito: “Espera no Senhor, anima-te e Ele fortalecerá o teu coração, espera pois, no Senhor.”

 Segunda lição!  Não aceite a miséria

– O cego de Jericó não olhou para as suas condições ele teve atitude e foi até a multidão não se importando se iriam critica-lo ou não , devido suas condições.

Terceira lição! Não se fazer de coitado ou se esconder atrás dos seus problemas

– aquele que quer despertar, já começa a chamar a atenção de Deus: “Senhor, olha eu estou aqui, me ajuda”. Seja um Bartimeu da vida moderna!!

Quarta lição!  Não se abalar com as críticas

– Bartimeu insiste. E a multidão reclama: “Bartimeu, calo a boca!”,  Todas as vezes que você quer despertar você incomoda alguém que quer ficar dormindo. Pode observar! Quando nós estamos buscando o despertar da nossa luz, quem prefere ficar dormindo se incomoda. Vai começar a te julgar, te avaliar, a falar bobagens a seu respeito.

Qual é a postura do Bartimeu? Ele não briga com multidão. Ele continua buscando Jesus, às vezes
nos distraímos com críticas; com bobagens, com perseguições, às vezes, da própria família . E, ao invés, de focarmos em Jesus, focarmos no nosso aperfeiçoamento espiritual, nós perdemos tempo batendo boca para ver quem quer ter razão, ao invés, de focar naquilo que realmente importa.

Quinta lição! Manter sempre o Foco na sua Fé

Jesus recompensa Bartimeu por ele ter mantido o foco no evangelho, na busca da sua cura, mas ainda pede que ele repetisse: “o que você quer que eu faça?” E, é exatamente o que a vida nos faz.

Então, através da oração, das nossas escolhas, a gente está dizendo a Deus o que queres que ele te faça. Entende?

Ele sabe do que a gente precisa, o que a gente quer, mas Ele espera que, humildemente, nós reconheçamos nossas sombras.

Essas são lições simples mais que podem mudar o rumo de nossas vidas.

Que despertemos como os “Bartimeus” da vida moderna para que possamos nos curar da cegueira que nos impede de ver a beleza de Deus .

A paz do senhor!!!!

Conheça nossa página : https://business.facebook.com/qualificacaoministerial